Lipoaspiração / Lipoescultura (abdome , costas, culote, coxa, braço, pescoço, aumento do glúteo com enxerto de gordura)
A lipoaspiração é uma cirurgia que visa reduzir a gordura localizada em diferentes regiões corporais em que naturalmente é comum o acúmulo de gordura, como na região abdominal, por exemplo. Esse tipo de cirurgia foi desenvolvida há cerca de 30 anos e é um ótimo método para eliminar a gordura localizada, aprimorando o contorno do corpo e ao mesmo tempo resultando em cicatrizes bastante discretas, com cerca de 1 cm de dimensão.
Lipoaspiração: entenda como o procedimento funciona
A principal função durante o processo dessa cirurgia é aspirar as gorduras localizadas para fora do corpo, utilizando uma solução chamada “tumescente”, que é composta por adrenalina, soro fisiológico e anestésico. Essa solução auxilia a gordura a se desprender com maior facilidade das regiões corporais localizadas e ainda facilita a recuperação para o paciente no pós-operatório. Na segunda etapa, o profissional usa ainda cânulas ocas, equipamentos que conseguem aspirar as gorduras localizadas, modelando de forma contínua e regular as regiões corporais. Trata-se de uma cirurgia estética, que visa alterar os contornos do corpo, para torná-lo mais harmônico esteticamente, e pode ser facilmente associada a outros tratamentos corporais. Costuma durar, em média, duas horas e é relativamente um procedimento cirúrgico seguro e simples.
Lipoaspiração: conheça os principais tipos
Existem diferentes tipos de lipoaspiração que se diferem principalmente pela localização corporal na qual o procedimento pode ser realizado para retirada de gordura. Conheça a seguir alguns dos principais tipos.
Lipoaspiração de papada
A “papada” é aquela região do pescoço, logo abaixo do queixo, que está propensa a acumular gordura e que, em alguns casos, pode ter um aspecto flácido. A lipoaspiração nesse caso tende a retirar a gordura localizada nessa região, melhorando o aspecto do pescoço e rejuvenescendo o rosto.
Lipoaspiração no braço
Os braços são regiões propensas também ao acúmulo de gordura. Esse tipo de lipoaspiração é bastante comum e é realizada para aprimorar o contorno desta região, reduzindo consideravelmente o acúmulo de gordura.
Lipoaspiração nos flancos
Os flancos são aquelas regiões acima do culote e próximas à cintura que, quando possuem acúmulo de gordura, modificam negativamente o formato dos quadris. A lipoaspiração nos flancos visa acentuar ainda mais a forma da cintura, melhorando esteticamente o contorno dos quadris.
Lipoaspiração abdominal
Essa lipoaspiração é uma das mais comuns e visa, como o próprio nome já sugere, reduzir as gorduras indesejáveis na região abdominal. Os resultados dessa lipoaspiração tendem a ser bastante satisfatórios pouco tempo após o procedimento cirúrgico — e ainda mais após a absorção do inchaço.
Lipoaspiração: recuperação e pós-operatório
Os pontos da lipoaspiração são retirados em média após 7 a 10 dias da cirurgia e qualquer esforço físico só é permitido após um período de um mês depois do procedimento cirúrgico. O ideal é que nos primeiros dias o paciente mantenha-se em repouso absoluto, tomando uma grande quantidade de líquidos isotônicos, para repor os nutrientes perdidos após a cirurgia. O ideal é proteger a pele por um período de até dois meses após a cirurgia, para evitar manchas na pele, que podem ser causadas pelos raios solares.